Se você é responsável por uma empresa de pequeno ou médio porte e ainda não oferece seguro saúde empresarial para seus colaboradores, saiba que faz parte de menos de 25% das empresas que ainda não disponibiliza este benefício. Ou seja, apenas 1 em cada 4 empresas ainda não segue esta tendência.

Isso porque o mercado de seguros atualmente oferece diversas opções de planos que se adequam ao tamanho de qualquer empresa.

Mesmo assim, ainda existem algumas empresas que acreditam que ter um Seguro saúde empresarial é inacessível ou um artigo de luxo.

Pensando nisso, decidimos trazer para você os 4 principais mitos sobre este tipo de seguro que algumas empresas ainda acreditam.

Mito 1 – Minha empresa é muito pequena (ou muito nova) para oferecer plano de saúde.

Praticamente todas as operadores que atendem planos empresariais estão preparadas para atender desde as microempresas (com até 5 funcionários) até empresas maiores.

Pense o seguinte. Se a sua empresa é nova no mercado ou uma startup, você depende mais do seu time atual do que uma grande empresa, por isso o cuidado com a saúde daqueles que serão responsáveis pelo crescimento (ou não) da sua empresa é ainda mais importante do que para uma grande empresa.

 

Mito 2 – A ausência para ir ao médico será muito maior do que é hoje.

Estudos comprovam que este é um grande mito.

O absenteísmo em empresas que oferecem planos de saúde é até menor do que em empresas que não oferecem.

Até porque muitos planos de saúde contemplam também os familiares. Pense na seguinte situação. Se o(a) filho(a) de um(a) colaborador(a) ficar doente e a família não possuir plano de saúde, é muito provável que este(a) colaborador(a) não vá trabalhar para acompanhar o atendimento de seu ente querido em algum hospital público.

Porém, se possuir um plano de saúde, o atendimento tende a ser mais rápido e melhor, deixando o(a) colaborador(a) mais tranquilo para trabalhar sem preocupação.

 

Mito 3 – A empresa só perde dinheiro ao oferecer plano de saúde para os colaboradores.

Muito pelo contrário. Ao oferecer este tipo de benefício a empresa pode ganhar mais do que imagina.

Além da redução do absenteísmo, que já citamos acima, são oferecidos incentivos ficais às empresas, que consiste na redução ou eliminação do ônus tributário, derivado de alguma lei específica.

O plano de saúde empresarial é um tipo de incentivo fiscal que, além de garantir benefícios aos funcionários, isentará ou reduzirá alguns impostos destinados à pessoa jurídica.

A empresa pode reduzir os gastos com o plano de saúde empresarial descontando-o diretamente do Imposto de Renda.

Mito 4 – O que um funcionário valoriza mesmo é um bom salário.

Claro que o salário é um fator importantíssimo para a tomada de decisão de um colaborador, mas de longe não é o único.

Muitas pessoas declaram que o fato da empresa oferecer ou não um plano de saúde é fator determinante para a escolha ou permanência nesta empresa.

E entre os benefícios que a maioria das empresas disponibiliza (cesta básica, vale transporte, vale refeição), o seguro saúde é o que mais aumenta (ou diminui) o nível de satisfação do empregado em relação a seu empregador.

Esperamos que você tenha tirado algumas dúvidas importantes sobre o seguro saúde empresarial e os benefícios que sua empresa pode ter ao optar por este benefício.