Como escolher o plano de saúde

Especialistas da Nit Seguros dão 6 dicas para escolher o plano de saúde mais adequado

Quando o assunto é saúde, a qualquer momento, estamos sujeitos a passar por imprevistos. Por isso, prevenir, contratando um plano de saúde, é a melhor opção. Mas, escolher um plano de acordo com as individuais e familiares também não é uma tarefa fácil. As propostas são complexas, cheias de detalhes e informações técnicas que um leigo pode não entender. Cientes disso, os especialistas da Nit Seguros – que agora também oferece este serviço – enumeraram seis dicas para facilitar a vida de quem pretende adquirir um plano. Confira:

1 – Defina o tipo de plano

Em geral, as operadoras oferecem planos individuais, familiares e coletivos. Neste item devem ser avaliadas as necessidades de atendimento: ambulatorial, hospitalar, com obstetrícia e odontológico. No caso do hospitalar, deve-se avaliar se a acomodação é quarto particular ou  enfermaria.

 

2 – Defina quanto quer pagar mensalmente

Os valores costumam variar de acordo com a faixa etária e, em geral, as mensalidades são fixas e reajustadas anualmente. Mas, existem operadoras que cobram um valor menor e adicionam um percentual por consultas, exames e internações, na chamada coparticipação.

3 – Abrangência e rede credenciada

O plano pode ter abrangência municipal, estadual ou nacional. Se você não costuma viajar, as abrangências mais restritas podem ser mais baratas. Também é importante ter em mente a rede de hospitais, clínicas, laboratórios e os profissionais que atendem ao convênio.

4 – Doenças preexistentes

As operadoras não podem recusar um futuro cliente. Mas, caso seja declarada alguma doença no ato da contratação, a empresa pode acrescentar um valor à mensalidade para garantir o direito ao atendimento ou suspender o atendimento por até dois anos de alguns procedimentos relacionados à doença declarada. De qualquer forma, declarar a real situação de saúde é fundamental, para evitar problemas futuros.

5 – Senhas, boletos e reembolso

Verifique o procedimento e o tempo de liberação de senhas para a realização de procedimentos e atendimentos. Também fique atento à forma como são enviados os boletos e se há possibilidades de reembolso.

6 – Faça uma simulação

Antes da assinatura do contrato, faça uma simulação com o corretor ou converse com quem já é cliente da operadora. Também consulte as notas e índices de reclamações das operadoras no site da Agência Nacional de Saúde Suplementar  (ANS) (linkar http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras).

Conte com os especialistas da Nit Seguros para ajudar na escolha do melhor plano.

By |2018-07-31T17:55:13+00:0031/07/2018|blog|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

If you agree to these terms, please click here.