Nestes tempos de incerteza econômica, redução de custos tem sido a palavra-chave para as empresas de diversos portes. Muitas vezes, os planos de saúde corporativos têm valores abusivos e reajustes acima da inflação. Mas, como manter este importante benefício sem deixar que isso afete a saúde financeira de uma companhia? A tarefa não é fácil, mas, nós, da Nit Seguros, elencamos cinco estratégias relativamente simples para equalizar as contas:

Acompanhe como o plano de saúde é usado pelos colaboradores

Muitos não compreendem a importância de utilizar este recurso de forma consciente. O uso desmedido é um dos principais fatores pelos quais aumenta a sinistralidade do benefício e, consequentemente, o reajuste. A melhor forma é designar um profissional de Recursos Humanos que possa, não apenas acompanhar como o benefício é utilizado, como também fazer análises regulares e oferecer orientações.

Faça uma gestão de saúde eficiente

Não basta apenas buscar um plano de saúde com valores menores. É fundamental traçar um perfil dos colaboradores e as doenças crônicas que podem acometer este público.

Coparticipação

Neste caso, os custos de consultas, exames e procedimentos são divididos entre a empresa e o colaborador. A estratégia ajuda a manter a cobertura e a qualidade dos serviços sem aumentar os gastos da empresa. Os custos variam de uma operadora para outra e podem ser cobrados por meio de um valor fixo ou um percentual, o que é determinado pelo próprio plano, conforme previsto em contrato.

Ofereça programas que visam à qualidade de vida

Ginástica laboral, grupos de corrida e caminhada, grupos de redução de peso e de combate ao tabagismo são algumas dos cuidados preventivos no que se refere à saúde que podem ser implantados na empresa a custos muito baixos. Desta forma, estando mais saudáveis, os colaboradores deixarão de procurar os serviços de saúde com tanta frequência.

Procure os serviços de uma corretora

Corretoras de seguro possuem ferramentas para negociar com os planos de saúde em nome das empresas, avaliar os serviços oferecidos por outras seguradoras e as necessidades de ajustes; garantindo a retirada do prazo de carência e negociando a viabilidade da migração.  Ao contar com uma empresa de confiança, como a Nit Seguros, a tarefa de reduzir custos com planos de saúde se tornará mais simples.