Coparticipação: o que isso significa em um plano de saúde?

Planos de saúde empresariais com coparticipação são aqueles em que a empresa ou o empregador não paga todos os custos de consulta e realização de procedimentos. Ao contrário, a coparticipação significa que, além da mensalidade, cabe ao usuário arcar com uma porcentagem de acordo com o que foi utilizado, mas isso tudo deve estar discriminado em contrato. Por conta deste pagamento à parte, em geral, os planos que seguem este regime contam com mensalidades menores que os sem coparticipação.

Essa porcentagem paga pelo usuário varia de acordo com a operadora e cada uma tem certa autonomia para fixar suas próprias regras. A taxa pode ser cobrada por meio de um valor fixo ou um percentual por atendimento e isso deve estar muito clara no contrato do plano. O pagamento é feito por meio de uma fatura emitida pela operadora e direcionada ao empregador que realiza o desconto em folha de pagamento.

Quais as principais vantagens deste plano?

Para as empresas, é excelente opção que permite reduzir custos e conscientizar os colaboradores sobre a necessidade de utilizar corretamente determinados procedimentos, como o Pronto Atendimento. Já para os trabalhadores, a mensalidade mais em conta é um dos principais atrativos. Além disso, há um teto para cobrança das taxas ou percentuais que incidem sobre consultas e exames médicos. Ou seja, não existe a possibilidade de cobrança do valor integral de uma consulta ou procedimento.

Outro ponto é que os pagamentos adicionais em coparticipação se aplicam apenas a consultas médicas e exames laboratoriais. Isso significa que os usuários não terão que pagar nada mais por internações, tratamentos de quimioterapia, sessões de psicoterapia e outras terapias e cirurgias.

Quais os perfis mais indicados e aqueles para os quais este plano não é adequado?

Em geral, planos com coparticipação são mais indicados àqueles que não possuem doenças pré-existentes ou que não costumam realizar muitas consultas ou exames ao longo do ano.

No entanto, em caso de doenças pré-existentes, que exigem acompanhamento médico e tratamento constante, os planos com coparticipação podem não ser uma vantagem, já que o pagamento adicional pode ser bastante alto.

 Para mais informações, fale conosco, da Nit Seguros. Ligue (21)2509-3788 ou (21)2509-3869.